Nos últimos cinco anos, o custo da energia elétrica brasileira aumentou 47%, o que contribuiu para que o país subisse de posição na lista de países com as contas mais caras do mundo. Uma pesquisa recente divulgada pela plataforma Cupom Válido, a partir de dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de contas de luz mais caras do mundo, ficando atrás apenas da Colômbia.Segundo o levantamento, do total do custo pago pelos consumidores, apenas 53,5% são efetivamente utilizados para a geração, transmissão e distribuição da energia. Os vilões estão nos outros 46,5% restantes, que são compostos por taxas, furtos, impostos e ineficiências.
Paralelo a isso, de acordo com o levantamento Revisão Global de Eletricidade, divulgado pela Agência Brasil, o ano de 2021 registrou o maior índice na utilização das energias alternativas. O total de fontes limpas que geram eletricidade subiu para 38%, globalmente.
Energia limpa é opção econômica e sustentável
A seca enfrentada no Brasil no último ano, e o aumento constante da conta de energia mostra que o caminho para uma matriz de geração menos dependente da hidráulica é fundamental.
Juntas, as energias eólica e solar são as fontes de eletricidade de menor custo do mundo, comparando com a produção de eletricidade a partir de outros recursos.
O Brasil é o quinto maior produtor de energia solar do mundo, e em 2022 atingiu 24 GW de potência operacional da fonte solar em todo o país, somando as grandes usinas e a geração própria de eletricidade.
Isso equivale a mais de 11% da matriz elétrica brasileira, a segunda maior fonte de geração do país. Crescimento de 84% em menos de um ano, pois em janeiro de 2022, a energia solar fotovoltaica tinha “apenas” 13 GW de potência instalada no Brasil.
É indiscutível que a energia limpa é um dos maiores aliados para se livrar da segunda conta de energia elétrica mais cara do mundo.
São muitos os motivos para se investir em energia solar: grande economia na conta de luz, proteção contra os aumentos de luz, valorização do imóvel, sustentabilidade e o retorno do investimento.