Como escolher o tipo de sistema fotovoltaico ideal Como escolher o tipo de sistema fotovoltaico ideal
Blog-escolher-tipo-Sistema-Fotovoltaico

Quando falamos no tipo de sistema fotovoltaico, uma coisa muito importante para se atentar é que o tamanho do sistema precisa ser calculado de acordo com a residência específica.

Fatores como incidência solar, investimento inicial, potência do painel solar e  consumo elétrico da residência são variantes que afetam diretamente o funcionamento e escolha do sistema.

Incidência solar

A incidência solar é a principal variante do valor, pois, como sabemos, no Nordeste, por exemplo, a incidência solar é elevadamente maior durante o ano do que na região Sul, o que facilita a captura dos raios solares e diminui a quantidade de placas necessárias.

No entanto, em média, são necessárias 7 placas solares na instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico para atender a uma residência com consumo mensal de 300 kWh no Brasil e conseguir uma economia de até 95% na conta de luz.

Investimento

Outro fator que altera essa decisão é o quanto você pode ou deseja investir. Um sistema solar fotovoltaico pode oferecer até 95% de desconto na conta caso o investimento seja suficiente para suprir o consumo total do imóvel. Ainda assim, é possível ajustar o valor do projeto com sua realidade e ter um tipo de sistema fotovoltaico menor, mas que abata mais de 50% do valor da conta, o que já pode fazer uma grande diferença.

Para o cálculo de quantos módulos serão necessários, é recomendado conhecer a potência do painel solar e a média de consumo da residência, seja ela diária (caso o sistema seja off-grid) ou mensal (caso o sistema seja on-grid).

Potência do painel solar

Cada modelo de painel solar apresenta uma potência de geração de fábrica que varia de acordo com a sua composição e tecnologia. A potência de uma placa solar determina a quantidade máxima de energia que ela consegue gerar em condições climáticas favoráveis.

Hoje, as instalações de energia solar residencial costumam utilizar placas solares com potência a partir de 340 Watts-pico (Wp), mas existem módulos acima de 545 Wp.

Consumo de energia

Para calcular seu consumo de energia elétrica, você precisará analisar o seu consumo mensal que aparece na sua conta de luz (para sistema On-Grid) ou especificar a potência dos equipamentos que serão conectados ao sistema e o tempo em que ficam ligados diariamente (para sistemas Off-Grid).

Com os valores do tempo médio de incidência solar diária e a potência do painel solar, é possível calcular a energia gerada por uma placa; e a partir do consumo mensal ou diário da residência, é possível calcular quantos painéis serão necessários para que a necessidade em questão seja suprida.