Entender detalhadamente como um sistema fotovoltaico funciona é um importante requisito para a aquisição ou montagem do sistema de geração de energia solar.
A energia solar vem sendo utilizada em residências, comércios, indústrias, em áreas rurais e na geração de energia elétrica por meio de usinas solares, sendo uma ótima opção para economia na conta de luz, além de ser uma energia alternativa, renovável e limpa.
Funcionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica
Inicialmente os painéis solares (aqueles que você vê em cima dos telhados) são formados por células que captam os raios solares e geram o efeito fotovoltaico: quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua.
A seguir, o inversor solar, que é um adaptador de energia, transforma a energia captada em forma de corrente contínua para corrente alternada, que é a corrente elétrica compatível com a rede de nossas casas.
3 formas de funcionamento do sistema fotovoltaico de energia solar
– sistema de energia solar conectado à rede (on-grid);
– sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid);
– sistema de energia solar híbrido.
No sistema de energia conectado à rede, a energia produzida pode ser consumida imediatamente e tudo que você não usar é devolvida para a rede elétrica em forma de créditos, que você pode usar como desconto na conta mensal.
Caso o sistema não seja conectado à rede elétrica (isolado ou autônomo) é necessário que seja conectado a baterias, para que a energia solar excedente seja armazenada.
O sistema off-grid tem seu funcionamento igual ao sistema on-grid, sendo aproveitado em atividades do dia a dia como bombeamento de água, iluminação, aparelhos eletrônicos etc; e a energia solar, por ser armazenada nesse sistema em baterias, pode ser utilizada em dias chuvosos, nublados e durante a noite.
O sistema fotovoltaico híbrido solar opera a partir da conexão com a rede, mas também está conectado diretamente às baterias. Neste caso, se houver uma queda de tensão na rede elétrica, o sistema off-grid atuará na alimentação das cargas, a fim de manter o funcionamento de energia no imóvel.