Essa é uma pergunta muito comum, já que esse é um sistema que depende basicamente do sol para gerar energia.
Sim, o sistema fotovoltaico continua produzindo energia elétrica mesmo em dias nublados ou chuvosos, porque as placas solares produzem a energia a partir dos raios solares e não do calor do sol.
É claro que em dias com menos sol, nublados ou chuvosos, a eficiência energética diminui. Isto acontece porque os painéis solares necessitam da incidência solar direta, logo, com a sua diminuição em dias como esses, reduz-se a geração de energia solar.
Entretanto, é muito importante destacar que a diminuição não significa que seu sistema fotovoltaico parará de funcionar. Mesmo nos dias nublados uma parte importante de radiação solar atravessa a camada de nuvens e chega até as placas solares, produzindo energia elétrica.
Além disso, o Brasil possui um levantamento estatístico da quantidade média de horas diárias de sol produtivas em cada microrregião do país. Desta forma, todo projeto para geração de energia fotovoltaica leva em consideração o município onde o painel será colocado e, dependendo da quantidade de radiação solar média do local, compensa-se a diferença de radiação solar com a colocação de mais ou menos placas solares.
Outra solução aliada a esse contexto é a instalação de baterias, conectadas à rede, que armazenam energia que pode ser usada em dias chuvosos ou nublados quando necessário, e à noite, quando não há incidência de nenhum raio solar.