Energia Solar x Inflação e o Aumento da Conta de Energia Elétrica Energia Solar x Inflação e o Aumento da Conta de Energia Elétrica
blog-inflação-energia-solar

Quando falamos sobre instalação de energia solar em residências ou empresas, a primeira pergunta que vem à nossa mente é se vale a pena o investimento e se o retorno financeiro é viável. Investir em energia solar aqui no Brasil está cada vez mais atrativo, já que esse mercado está em constante crescimento, buscando sempre novas alternativas de oferecer energia limpa e renovável aos consumidores.

Além disso, a conta de luz é a principal responsável pela disparada do índice de inflação no país. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou reajuste nos valores das bandeiras tarifárias em junho de 2022, com o início da vigência a partir de julho. A bandeira verde, em vigor, por enquanto, continua sem nenhum custo adicional, mas as bandeiras amarela e vermelha tiveram aumentos, em alguns casos ultrapassam 60% dos valores anteriores.
Quer saber mais sobre o melhor retorno para o investimento no mercado de energia solar?

Confira a seguir alguns tópicos importantes:

Inflação energética

Cada vez mais podemos observar que os custos da conta de luz estão crescendo constantemente. Essa variação nas tarifas de energia pode ser controlada a partir da instalação de sistemas de energia solar. Isso é possível porque você acaba gerando a sua própria energia elétrica, e não precisa se preocupar com o aumento na conta de luz.

Com o investimento em energia solar é possível também deixar de se preocupar com as bandeiras tarifárias, fator decisivo no aumento dos custos nas contas de luz.

Tarifa da energia

Essa tarifa pode ser maior ou menor dependendo do mês, e pode variar segundo alguns pontos, tais como:

– A variação do cliente e o tipo do cliente (grupo A ou grupo B);
– A bandeira tarifária no período vigente;
– A distribuidora local de energia elétrica.

Com a instalação de um sistema de energia solar é possível ter uma maior viabilidade financeira, já que é possível ter economia a partir dessa instalação.

Vida útil dos equipamentos e Baixo custo de manutenção

A poeira e a sujeira deixadas pelos animais que sobrevoam os painéis solares podem prejudicar o funcionamento do sistema fotovoltaico. Por isso, é essencial que, ao menos uma vez por ano, seja feita uma manutenção de limpeza nos painéis.

A boa notícia é que essa manutenção tem um custo baixo e, na maioria das vezes, a limpeza é realizada pela própria chuva. Isso favorece o crescimento da energia solar pois faz com que os sistemas tenham um payback mais curto, por volta de 5 anos, bem como tenham uma vida útil de aproximadamente 25 anos.

Investir em energia solar é um grande negócio. O crescimento do mercado de energia solar é motivado por diversos fatores, mas principalmente pelos altos preços da energia elétrica no Brasil e os constantes aumentos na conta de luz.

Outros fatores incluem a queda de preços dos sistemas fotovoltaicos, as linhas de financiamento facilitadas, as condições climáticas favoráveis no país, o baixo custo de manutenção do sistema fotovoltaico e o fator da sustentabilidade.